sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A história

Conheça um pouco da história da panela de barro...



A panela de barro é sem dúvida uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. Desde a sua origem – nas tribos indígenas que habitaram o litoral do Estado – até os dias de hoje, a técnica de sua confecção e a estrutura social das artesãs pouco mudou.
Os frutos do mar estão presentes nos principais ícones da gastronomia típica da cidade de Vitória: A moqueca e a torta capixaba. O preparo destes pratos envolve uma peça muito importante do nosso artesanato, a panela de barro.
O trabalho artesanal das paneleiras sempre garantiu a sobrevivência econômica de suas famílias, como também de suas tradições.
A região de Goiabeiras, ao norte da Ilha de Vitória, sempre foi o local tradicional da produção de panelas de barro. No início, o trabalho era de cunho familiar e as panelas eram feitas nos quintais das casas das paneleiras. Recentemente, com a criação da Associação das Paneleiras e ações da Prefeitura Municipal e outras entidades, foi construído um galpão onde concentrou-se toda a produção.
A panela de barro é suporte indispensável para o preparo da moqueca e da torta capixabas, pratos típicos da culinária capixaba. Os produtos nela preparados têm aspecto e paladar bem mais apetitosos. Ela se integrou de tal forma na culinária capixaba que faz parte de sua tradição.
Elas são produzidas por grupos de mulheres - alguns homens também já estão aderindo à essa nova atividade econômica - residentes no bairro de Goiabeiras, em Vitória. Possuem até uma associação, que fica ao lado de um manguezal, de onde são retiradas todas as matérias-primas necessárias para a fabricação das panelas.
É graças às paneleiras de Goiabeiras que a panela de barro firmou-se como um dos símbolos da cultura popular capixaba. É uma arte que vem sendo passada de geração para geração. No galpão onde trabalham, mãe, filhas e netos trabalham lado a lado. Claro que para os pequenos restam os trabalhos como recolher o barro e retirar a casca da árvore encontrada nos manguezais.
As panelas de barro se constituem no principal elemento cultural para a elaboração de pratos típicos da culinária capixaba. A moqueca capixaba, a moqueca de garoupa salgada com banana da terra e a torta capixaba têm de ser feitas em panela de barro para serem autênticas. A produção das panelas de barro é constante, e todas as peças produzidas são vendidas aos turistas e à população da grande vitória. As vendas são feitas diretamente no galpão da Associação das Paneleiras, nas lojas de artesanato e nos postos de informações turísticas.
Há mais de 400 anos, a produção dessa panela é passada de mãe para filha, garantindo a sobrevivência das paneleiras e da nossa tradição. As mulheres usam o barro tabatinga para moldar as panelas e uma tintura chamada tanino para dar a coloração escura. Se você quiser comprar uma panela de barro para preparar seus pratos, exija o selo de autenticidade das Paneleiras de Goiabeiras.




3 comentários:

  1. Gosto muito deste trabalho. Também sou artesã manual com barro aqui na cidade de Belo Jardim PE. Herdei da minha avó que também herdou de seus pais. Esse trabalho vem sendo desenvolvido de geração em geração,e tem traços indígenas e coboclo. Assim diz a minha mãe, que tem 78anos.Participo da fenearte e já visitei a estande do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. È muito bom essa história da panela de barro

    ResponderExcluir